Eduardo Cavaliere cria Apac Bossa Nova e limita altura a 20 metros em Ipanema e Leblon

O prefeito Eduardo Cavaliere (PSD) publicou no Diário Oficial desta quinta-feira (02) o decreto que cria a Área de Proteção do Ambiente Cultural (Apac) Bossa Nova, para Ipanema e Leblon. A medida regulamenta obras e protege bens culturais na região.

Apac Bossa Nova cobre cerca de 750 edificações em Ipanema e Leblon

O decreto abrange os bairros de Ipanema e Leblon.

A regulamentação mira um perímetro com aproximadamente 750 edificações.

O texto traz regras para preservar critérios ligados à ventilação natural, à paisagem tradicional e à incidência de sol na praia.

Novas obras ganham limite de 20 metros e regras contra “sufocamento”

O gabarito de altura máxima passa a ser de 20 metros em áreas específicas de preservação.

O decreto proíbe a construção de empenas cegas e veda intervenções que criem novas sombras sobre o calçadão ou a faixa de areia.

Painéis publicitários e toldos comerciais que ocultem elementos das fachadas protegidas também ficam proibidos.

Dezessete imóveis e o calçadão de pedras portuguesas entram no tombamento

A Apac Bossa Nova converteu em definitivo o tombamento de 17 imóveis residenciais e comerciais em ruas como Prudente de Morais, Rainha Elizabeth e Garcia D’Ávila.

Entre eles estão a antiga casa do jurista Pontes de Miranda e a fachada do Colégio São Paulo. O decreto também considera formalmente bem tombado o calçadão de pedras portuguesas da orla, com traçado geométrico de 1965 feito por Renato Primavera Marinho.

Este conteúdo faz parte do Manchete Online, um projeto dedicado a trazer o essencial de cada notícia de forma clara e rápida. Aqui você lê tudo o que precisa saber em menos de 60 segundos. Assine nossa newsletter e receba as principais notícias do dia direto no seu e-mail.