Lula defende que combate ao crime organizado respeite soberania nacional em reunião do G7

Lula defendeu que o combate a crimes transnacionais deve respeitar a soberania dos países em discurso no G7 em Évian, na França, com participação de Donald Trump. A fala foi divulgada pelo Palácio do Planalto nesta terça-feira, 16.

Discurso no G7 coloca soberania e desenvolvimento no debate sobre crime transnacional

Lula disse que o combate aos crimes transnacionais deve entrar na agenda de desenvolvimento.

Ele citou o desafio do crime organizado, que, segundo o presidente, aterroriza comunidades e desvia recursos públicos de áreas como escolas, hospitais e estradas.

Trump está em Évian e EUA classificam PCC e CV como organizações terroristas

Além de Lula, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, participa da reunião do G7 em Évian, na França.

O presidente brasileiro falou pouco depois de os EUA classificarem as facções criminosas Primeiro Comando da Capital (PCC) e Comando Vermelho (CV) como organizações terroristas.

O texto informa que o governo brasileiro era contra essa designação por temer que ela ajude a justificar uma operação militar norte-americana em território nacional.

Lula também comentou Elon Musk e citou desigualdade entre países ricos e pobres

No mesmo evento, Lula criticou a fortuna de Elon Musk, que se tornou na semana passada o primeiro trilionário da história.

O presidente afirmou: “Nos últimos anos, a desigualdade entre países ricos e pobres tem aumentado. O primeiro trilionário do mundo é mais rico do que os 46% mais pobres da população mundial”.

Este conteúdo faz parte do Manchete Online, um projeto dedicado a trazer o essencial de cada notícia de forma clara e rápida. Aqui você lê tudo o que precisa saber em menos de 60 segundos. Assine nossa newsletter e receba as principais notícias do dia direto no seu e-mail.