A crise no Supremo Tribunal Federal envolvendo Alexandre de Moraes já mudou como o presidente Lula se refere ao ministro, segundo Robson Bonin. No Palácio do Planalto, Moraes passou a ser tratado como “ministro do Temer”, em vez de “Xandão”.
Planalto ajusta a fala de Lula para reduzir o desgaste ligado a Moraes
Robson Bonin disse que a troca mostra uma tentativa de afastar Lula do desgaste provocado pela crise no STF.
Bonin também afirmou que Moraes virou “um ativo tóxico em Brasília” para quem quer se reeleger.
De “Xandão” a “ministro do Temer”: Michel Temer entra na nova referência
Bonin relatou que Lula mudou a forma de chamar o ministro após a crise no STF.
Na avaliação dele, a nova referência a “ministro do Temer” serve para lembrar que Moraes chegou ao STF por indicação de Michel Temer. Ao mesmo tempo, o governo busca deixar distância entre o ministro e o presidente atual.
Bonin afirmou ainda que a cobrança por explicações sobre os fatos discutidos no programa não deveria virar um ônus político para Lula. Ele disse que o presidente tende a cobrar publicamente o ministro.
Disputa no STF também mira André Mendonça e pode esquentar a sessão
Bonin e José Benedito disseram que Moraes tenta mudar o foco para André Mendonça. Eles apontaram a ideia de ampliar as questões no julgamento e levar a atuação de Mendonça para o centro da discussão.
José Benedito afirmou que Moraes ataca Mendonça e questiona a validade da investigação feita pelo colega. Ele disse que Mendonça deve sentir pressão na sessão e que a estratégia desloca o debate das explicações que ainda seriam esperadas de Moraes.
Este conteúdo faz parte do Manchete Online, um projeto dedicado a trazer o essencial de cada notícia de forma clara e rápida. Aqui você lê tudo o que precisa saber em menos de 60 segundos. Assine nossa newsletter e receba as principais notícias do dia direto no seu e-mail.