Peru decreta emergência em 796 distritos por risco de chuvas do El Niño

O governo do Peru decretou estado de emergência em 796 distritos, o equivalente a cerca de 40% dos municípios do país, por causa do risco de fortes chuvas ligadas ao El Niño. A medida sai publicada nesta quinta-feira, 2, e vale por 60 dias.

Decreto vale por 60 dias e libera ações para enfrentar enchentes e deslizamentos

O decreto autoriza ações extraordinárias para reduzir os impactos de possíveis enchentes e deslizamentos.

A medida amplia um regime de emergência que já estava em vigor desde janeiro.

Presidente interino José María Balcázar assina medida em 22 departamentos

O decreto foi assinado pelo presidente interino José María Balcázar e abrange distritos de 22 departamentos, incluindo Lima, Cusco e Arequipa.

O Cenepred informou que mais de 9,3 milhões de pessoas vivem em áreas com risco muito elevado de inundações e deslizamentos.

Segundo o governo, os custos das ações serão pagos pelos orçamentos já existentes dos órgãos envolvidos, sem necessidade de recursos adicionais do Tesouro.

Defesa Civil e ministérios atuam junto com governos regionais e municipais

Os governos regionais e municipais devem atuar em conjunto com a Defesa Civil e os ministérios para implementar medidas preventivas e de resposta rápida.

As ações citadas incluem obras emergenciais e proteção da infraestrutura, com foco em reduzir danos à população.

Este conteúdo faz parte do Manchete Online, um projeto dedicado a trazer o essencial de cada notícia de forma clara e rápida. Aqui você lê tudo o que precisa saber em menos de 60 segundos. Assine nossa newsletter e receba as principais notícias do dia direto no seu e-mail.