A Câmara do Rio rejeitou, nesta terça-feira (28), um requerimento do PSD para criar uma comissão especial sobre a regulamentação do uso de bicicletas elétricas, ciclomotores e autopropelidos. O presidente da Casa, Carlo Caiado (PSD), levou o pedido à votação e ele caiu com 17 votos contrários.
PSD trava criação de comissão e vereadores discutem onde o tema deve ser debatido
O clima ficou tenso na bancada do PSD durante a sessão. O vereador Pedro Duarte liderou o movimento que derrubou o requerimento apresentado pelo colega de partido Flávio Valle.
Duarte disse que apoia o debate sobre o tema. Ele afirmou que prefere que a discussão tenha mais participação da Comissão de Assuntos Urbanos, que já trata do assunto sob sua presidência.
Votação nominal rejeita proposta com 17 contrários; Duarte e outros três votaram contra
Carlo Caiado (PSD) colocou o requerimento em pauta. Duarte pediu votação nominal, e a proposta foi rejeitada por 17 votos contrários.
A rejeição incluiu o próprio Duarte e os votos de Marcelo Diniz, Junior da Lucinha e Rafael Aloisio Freitas, também do PSD. O requerimento teve 13 votos favoráveis e uma abstenção, de Salvino Oliveira (PSD).
Valle lamenta rejeição e cita decreto de Eduardo Cavaliere sobre micromobilidade
Valle lamentou a rejeição do requerimento. Ele disse que os vereadores perderam a “chance de abrir um espaço de diálogo qualificado” sobre a pauta.
Ele citou o decreto do prefeito Eduardo Cavaliere (PSD), que regulamenta o uso desses veículos no município. Valle também afirmou que o debate poderia envolver especialistas, sociedade civil e usuários em audiências públicas.
Este conteúdo faz parte do Manchete Online, um projeto dedicado a trazer o essencial de cada notícia de forma clara e rápida. Aqui você lê tudo o que precisa saber em menos de 60 segundos. Assine nossa newsletter e receba as principais notícias do dia direto no seu e-mail.