Damares questiona no Congresso a FNRH Digital do governo Lula e pede auditoria ao TCU

A senadora Damares Alves (Republicanos-DF) apresentou questionamentos ao Congresso sobre a Ficha Nacional de Registro de Hóspedes Digital (FNRH Digital), do governo Lula. Ela contesta a integração compulsória dos dados da ferramenta ao Gov.br.

Senadora pede fiscalização sobre integração de dados da FNRH Digital ao Gov.br

Damares disse que o sistema pode extrapolar os limites do estado no monitoramento contínuo dos cidadãos.

Ela afirmou que a centralização de informações pode virar vigilância estatal desproporcional e ferir os princípios da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

Damares acionou TCU e CGU e pediu respostas a ministérios

A parlamentar acionou o Tribunal de Contas da União (TCU) e a Controladoria-Geral da União (CGU) com pedidos de auditoria preventiva sobre a ferramenta.

Ela também apresentou requerimentos de informações cobrando explicações detalhadas aos ministérios do Turismo, da Justiça e Segurança Pública, e da Gestão e da Inovação.

Senadora exige saber se a ANPD foi consultada antes do lançamento

Para embasar a ofensiva, Damares exige saber se a Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD) foi consultada e se avalizou a arquitetura do sistema antes de seu lançamento oficial.

Ela levou os pedidos ao TCU e à CGU, além de cobrar esclarecimentos dos ministérios envolvidos.

Este conteúdo faz parte do Manchete Online, um projeto dedicado a trazer o essencial de cada notícia de forma clara e rápida. Aqui você lê tudo o que precisa saber em menos de 60 segundos. Assine nossa newsletter e receba as principais notícias do dia direto no seu e-mail.