O programa Rio Sem LGBTfobia corre risco de interrupção por causa de três meses de atraso nos repasses do convênio. Trabalhadores fizeram um protesto na manhã desta quinta-feira (02) em frente ao Tribunal de Justiça (TJRJ) para cobrar a regularização dos pagamentos.
Atraso de repasses ameaça atendimento nos Centros de Cidadania do Rio Sem LGBTfobia
O Rio Sem LGBTfobia é ligado à secretaria de estado de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos e foi instituído por lei estadual. O programa mantém uma rede de 24 Centros de Cidadania em diferentes regiões do estado do Rio de Janeiro.
Nos centros, as equipes fazem acolhimento, atendimento psicossocial, orientação jurídica e encaminhamento para serviços públicos. Os profissionais afirmam que os atrasos prejudicam a continuidade dos atendimentos e colocam em risco a manutenção da estrutura que atende pessoas em situação de vulnerabilidade.
Escola Divinis e cursos também podem ser afetados pelos repasses pendentes
Além dos centros, o programa mantém a Escola Divinis, uma iniciativa de qualificação profissional para a população LGBTQIA+ e para pessoas idosas. A Escola Divinis oferece cursos de costura e capacitação para geração de renda, com foco em ampliar oportunidades no mercado de trabalho.
Os trabalhadores dizem que a continuidade dos atrasos pode comprometer tanto os atendimentos dos centros quanto o funcionamento da escola e outras ações do programa. Até o momento, eles relatam que os repasses permanecem pendentes.
Protesto no TJRJ nesta quinta-feira (02) cobra regularização dos pagamentos
O protesto foi feito na manhã desta quinta-feira (02) em frente ao TJRJ. Os servidores e colaboradores cobram a regularização dos pagamentos para evitar a interrupção do programa.
Este conteúdo faz parte do Manchete Online, um projeto dedicado a trazer o essencial de cada notícia de forma clara e rápida. Aqui você lê tudo o que precisa saber em menos de 60 segundos. Assine nossa newsletter e receba as principais notícias do dia direto no seu e-mail.